28 de out. de 2013

Dica para quem sofre com a Tela Azul

Se você se deparar com essa tela, você deve prestar a atenção onde esta em vermelho na imagem, são os campos que você pode tirar informações para localizar o problema, primeiramente, dê uma olhada no gerenciador do computador, para chegar até ele, o usuário do Windows XP deve clicar no INICIAR > PAINEL DE CONTROLE >  FERRAMENTAS >  GERENCIADOR  DO COMPUTADOR > SISTEMA, procurar por EVENTOS ou LOGS.

No Windows 7, basta clicar no INICIAR, escrever no campo de pesquisa: FERRAMENTAS e vai aparecer no TOPO: Ferramentas Administrativas, acesse ela e depois o GERENCIAMENTO DO COMPUTADOR.
Vá em Visualizador de Eventos > Logs do Windows > Sistema
Se tiver algum problema de HD ou outro periférico, vai estar um ícone vermelho e ERRO do lado, saberá a origem da tela azul.

Caso não tenha nada de anormal na tela que falamos, vamos para outro passo, vamos checar os drivers dos componentes do PC, caso você tenha atualizado algum driver do PC e depois começou a dar problema de TELA AZUL, clique em INICIAR, clique com o botão direito sobre o MEU COMPUTADOR, clique em PROPRIEDADES, vá no GERENCIADOR DE DISPOSITIVOS, vá no periférico que você fez a atualização de driver, vá na aba DRIVER, clique em REVERTER DRIVER e teste, caso você NÃO tenha realizado nenhuma atualização de drivers, faça a atualização.

Caso esteja tudo ok e a TELA AZUL persiste, vamos para outro teste, que é da memória RAM, campeã em TELA AZUL, se você tiver dois pentes de memória, vai facilitar, pois você deve retirar um pente e testar ou baixe o programa MEMTEST que vai analisar suas memórias e apontar se há problema ou não.

Caso persista, vamos para mais uma alternativa, um dos motivos da tela azul também pode ser o superaquecimento dos componentes. Principalmente o processador (processadores e placas de vídeo, são os que mais esquentam), geralmente o computador com esse sintoma ele reinicia automaticamente, senão aparece a TELA AZUL, portanto, você pode conferir a temperatura do PC pela BIOS, senão instale o EVEREST ou HWMonitor que te dará essa informação.

Caso a temperatura esteja de acordo com a fabricante e a TELA AZUL persistir, deverá ser radical, reinstalar por cima o sistema operacional (reinstalar por cima, pois, você não perde seus arquivos na partição C:\), se você não tiver nada importante nessa partição, você pode formatar o computador.

Nenhum comentário: